Confira a lista de exames realizados pelo CEOFT.
A biometria ocular é um exame de rotina, feito no próprio consultório do oftalmologista, que mede o comprimento do olho e as estruturas da anatomia do olho para calcular o grau da lente intraocular (LIO) que será usada na cirurgia de catarata.
Também conhecido com o exame na lâmpada de fenda. Com ela, é possível avaliar o olho em detalhes, que vão da córnea ao nervo óptico. Trata-se de um microscópico com grande aumento em que é possível ver até células do olho.
O exame de campimetria, ou campo visual, é extremamente importante para o diagnóstico e acompanhamento de várias doenças oftalmológicas, incluindo o glaucoma e outras neuropatias. O exame é simples, mas extremamente útil.
A Capsulotomia YAG Laser é um procedimento oftalmológico que tem como finalidade tratar a opacificação da cápsula posterior do cristalino (em alguns pacientes tal opacidade pode se tornar muito densa e causar uma diminuição considerável da visão), que normalmente ocorre como uma complicação da cirurgia de catarata.
Também conhecida como Topografia da Córnea, a Ceratoscopia é um exame que mostra todas as variações da curvatura corneana, permitindo o diagnóstico de patologias da superfície da córnea, como o Ceratocone. Também é muito utilizado para adaptação de lentes de contato.
A gonioscopia é um exame realizado pelo oftalmologista após a instilação de um colírio anestésico e com o auxílio de uma lente especial para avaliar o ângulo da câmara anterior do olho. É de fundamental importância no glaucoma, na avaliação de tumores de íris e em traumas oculares.
O mapeamento de retina, também conhecido como exame de fundo de olho ou fundoscopia, é um exame em que o oftalmologista consegue observar os nervos, vasos sanguíneos e o tecido do olho responsável pela captação das imagens, podendo detectar alterações e permitir a indicação do tratamento.
A Microscopia Especular de Córnea é um exame oftalmológico indolor cujo objetivo é analisar a quantidade de células presentes na camada mais profunda da córnea, o endotélio corneano, bem como seu formato e tamanho, para verificar se as células dessa região da córnea permanecem saudáveis
Por meio de uma sonda ultrassônica, o médico conseguirá determinar qual a espessura da córnea do paciente. O exame é realizado após a instilação de colírio anestésico e é indolor.
É um exame para auxiliar no diagnóstico de várias patologias retinianas, que não foram detectadas através do exame visual da retina. Estuda a dinâmica da circulação sanguínea nos vasos retinianos através do uso de um contraste de fluoresceina sódica, que é injetado numa veia antecubital ou no dorso da mão do paciente.
A retinografia simples ou colorida é um exame de imagem da retina, realizado por meio do aparelho retinógrafo. É um exame indolor que dura apenas alguns minutos. A pessoa se senta em frente ao aparelho e o técnico faz a captação das imagens.
Para realização da Ecografia Ocular, é usado um equipamento semelhante a uma caneta, formado por dois transdutores: um que avalia a parte anterior do olho e o outro que avalia a parte posterior. O exame é realizado pelo médico Oftalmologista especializado em Ecografia Ocular.
O exame OCT ou tomografia de coerência óptica é capaz de capturar imagens do fundo do olho (segmento posterior ocular). É nessa região onde torna-se possível diagnosticar doenças como a Retinopatia Diabética e o Edema Macular, por exemplo, que abordaremos em seguida.
Tonometria é o exame que mede a pressão interna do olho. A pressão intraocular pode sofrer variações pois é formada por um líquido que está localizado entre a íris e a córnea.
O Teste de Schirmer é realizado com o paciente sentado e com a cabeça reta. É colocada uma tira fina, com uma medida milimétrica, nos cantos externos das duas pálpebras inferiores do paciente. Ele fica de olhos fechados por cerca de cinco minutos e, então, as fitas são retiradas.
O SLT oferece uma alternativa segura no controle do glaucoma. Neste procedimento externo, o laser é aplicado no ângulo do olho, sob observação direta. É um procedimento não invasivo e sem dor.
ESPECIALIDADES: Catarata, Cirurgia Refrativa e Pterígio.
● Residência em Oftalmologia no Hospital dos Servidores do Estado do Rio de
Janeiro (HSE).
● Fellow no Setor de Catarata e Cirurgia Refrativa do Hospital das Clínicas da
Universidade de São Paulo (USP).
● Membro da Sociedade Europeia De Catarata e Cirurgia Refrativa